Nosso Blog

Qual o canal funciona para a sua empresa?

Muito provavelmente você ouve e lê com frequência a respeito do tema Experiência do Cliente, que, como já sabemos, diz respeito ao que uma pessoa sente quando interage com uma empresa, seus serviços, seu atendimento e o uso das tecnologias envolvidas nesse processo como um todo.
Já falamos aqui no blog sobre a evolução do conceito dessa relação com o consumidor e do comportamento dele (o cliente) ao longo da história nas relações comerciais, e como precisamos constantemente nos adaptar e estruturar para acompanhar essas mudanças, pois o mercado é dinâmico em inovação.

Falando sobre inovação e experiência do cliente juntos, e pensando em todos os recursos e melhorias disponíveis para garantir um resultado de sucesso para todos – ou seja, você, seus clientes, que tal pensarmos um pouco sobre os Canais de Atendimento e quais deles seriam os mais estratégicos para atrair a atenção dos seus consumidores?

Em primeiro lugar, precisamos pensar hoje nos canais que estão disponíveis e como tem funcionado isso na sua Empresa! Afinal o que todos os clientes desejam é ter sua necessidade atendida no primeiro contato, certo?

Uma das coisas que mais incomodam o cliente é ter que mudar de canal para ter a sua solicitação atendida. Tempo é um bem muito precioso nos dias de hoje. Ninguém mais tem paciência para aguardar o atendimento ou passear pelo autoatendimento quando está apenas buscando uma informação simples. Por isso, coloque-se no lugar do seu cliente. Empatia é uma estratégia importante em qualquer relacionamento, e isso vale para as relações comerciais.
Independente se atuamos como consumidor ou se lidamos com parceiros e fornecedores, não é nada agradável ter que trocar de canal o tempo todo para termos a nossa necessidade atendida.
Já relatei também aqui no blog, num outro artigo, sobre situações que lidamos o tempo todo com as empresas de telefonia, e que reforça a teoria de que o que mais tem faltado é treinamento adequado das equipes, integração de ferramentas e melhoria nos processos, obviamente sem deixar de mencionar a importância de uma abordagem assertiva e boa vontade de atender sua demanda. Contudo, de certa forma, nem sempre somos compreendidos, independente da escolha do canal, e, por conseguinte, não enxergamos a solução de imediato para o problema.

O atendimento ao cliente – desde o presencial por telefone ou via redes sociais, whatsapp ou chatbot – exige dos atendentes cada vez mais treinamento para adaptação dos processos às novas tecnologias e exigências do consumidor.
Existe um detalhe que faz diferença ao ser considerado:

Como resolver as demandas dos clientes, valendo-se das ferramentas e recursos da inovação de canais, mas sem passar a impressão de robotizar o atendimento, e perder a humanização do atendimento?

Podemos automatizar contatos mais simples e, com isso, os atendentes ficam livres para se dedicarem aos contatos que demandam uma conversa mais aprofundada, promovendo, assim, a retenção do cliente.
As automatizações simples irão permitir que a sua operação:

  • Fidelize clientes e os mantenha satisfeitos;
  • Otimize o tempo de todos;
  • Diminua as filas de espera;
  • Reduza custos;
  • Aumente a produtividade do seu time.
O que automatizar nas operações?

Obviamente, ainda é difícil uma Inteligência Artificial que garanta 100% de assertividade em perguntas complexas, mas existem muitos recursos já customizados para possibilitarem a automatização de interações aparentemente simples, mas que acabam demandando muito tempo no atendimento, como, por exemplo:

  • Dúvidas simples sobre questões mais perguntadas de seus produtos ou serviços;
  • Qual o status de entrega de uma encomenda feita pelo cliente sobre entrega de produtos;
  • Consulta de saldos, débitos, pendências;
  • Localização e dados da empresa – endereço, telefones, horários de funcionamento, etc.

O grande segredo para o sucesso de um Canal de Atendimento é que ele seja estudado e implementado conforme a estrutura, as características – internas e dos consumidores, e o objetivo do negócio; ou seja, é imprescindível conhecer a realidade de cada empresa.

Mesmo que seja identificada a necessidade de adotar uma estratégia de uso de diversos canais (multicanal ou omnichannel), se o processo de implementação for estrategicamente conduzido e aplicado, com equipes bem treinadas nos recursos e nos conteúdos, a comunicação conseguirá acontecer de modo fluido, natural e efetivo, independentemente do contato começar em um canal e terminar em outro. Como disse, uma equipe preparada é uma equipe pronta para atender e garantir uma boa experiência do cliente.

A boa notícia é que existe solução rápida e eficaz para cada caso.
E nós podemos ajudar você e sua empresa.

Dê um passo significativo para o seu negócio.
Nossa consultoria pode ajudar.

Fale com a gente.

 

Está Gostando do conteúdo? Compartilhe.

Posts Recentes:

GATILHOS MENTAIS DE SUCESSO – Para Você não Perder Venda!

Você sabe o que são GATILHOS MENTAIS? Gatilhos mentais, de modo simples, são estímulos externos, que podem ser usado em diferentes formatos de comunicação – como, por exemplo os mais comuns: frases e imagens – para despertar emoções e ações nas pessoas. Esses gatilhos são usados em muitas áreas, conforme objetivos e propósitos específicos. Por

Leia mais »

COMO OBTER INSIGHTS SIGNIFICATIVOS DOS CLIENTES

Difícil imaginar que há algum tempo atrás fazer compras on-line era para poucos, e gerava desconforto e receio na maioria das pessoas. As tendências por interações virtuais de todos os tipos vinham sendo processadas e implementadas progressivamente na rotina das pessoas , mas, com o evento da pandemia mundial, o que parecia acontecer de forma

Leia mais »

Porque Contratar um Consultor Especialista em Central de Atendimento

O profissional especializado possui profundo conhecimento e experiência em gestão, processos, ferramentas, gestão de pessoas, bem como tendências do mercado, tecnologias/canais mais apropriados para cada tipo de cliente; roteiros e estratégias customizadas que podem gerar resultados mais assertivos, levando em conta as características do seu negócio.

Leia mais »

COMO E PORQUÊ IMPLEMENTAR UMA ESTRUTURA DE PRÉ-VENDA

Se você ainda não está familiarizado, ou ainda não decidiu utilizar a pré-venda como estratégia para alavancar seu negócio, eis aqui, logo de imediato, três principais motivações para você reestruturar sua área de vendas considerando a Pré-venda:Você terá muito mais ORGANIZAÇÃO, FUNCIONALIDADE e ASSERTIVIDADE

Leia mais »
Rolar para cima