Nosso Blog

Preciso modernizar a minha Central de Relacionamento, e agora?

Não faz muito tempo, participei de um evento em São Paulo, voltado para instituições financeiras, onde o tópico em discussão era o atendimento a clientes oriundos de canais de mídias sociais como, por exemplo, o Twitter.

Empresas acostumadas a ditar regras reportaram que, num dado momento, se viram obrigadas a repensar suas estratégias diante do alto risco de terem as atividades comerciais ameaçadas por um novo comportamento do consumidor.

Porquê? Porque o jogo mudou. O jeito de fazer negócio não é mais o mesmo, e segue mudando.

E isso é o que nos tem afetado, do ponto de vista comercial.
Não adianta encaminhar o cliente para os serviços tradicionais de Call Center (SAC).
Isso não resolve se você não gerar valor à experiência dele. Essa é uma premissa essencial para se entender a verdadeira importância do consumidor e como agir a respeito.

E como está a sua proposta de valor para o cliente?

De acordo com a IDC, 79% das maiores empresas brasileiras ainda estão no início da jornada de transformação digital no atendimento. E o relógio da inovação segue girando em alta velocidade. Portanto, o ideal é trabalhar com as previsões de maneira estratégica, e não esperar a água invadir, mas estar preparado com os recursos apropriados para se manter estável, e remar seguro, se necessário.

Como construir uma estrutura capaz de sustentar as inovações de mercado?

Estruturar uma Central de Atendimento passa por algumas definições importantes:

  • Localização;
  • Espaço físico;
  • Infraestrutura;
  • Terceirização versus internalização, etc.

Detalhes essenciais:

  • Disponibilidade de transporte;
  • Estabilidade de energia;
  • Serviços nas proximidades/região: farmácia, lanchonete, supermercado;
  • Montar um projeto com base na planta do local, respeitando mobiliário, iluminação, acústica, ar condicionado, número de banheiros, local de descanso, local de lanche, baseado na NR-17;
  • Opção home office – que melhora de forma significativa questões de mobilidade e proporciona mais opções de perfis de pessoas

Estratégias Indispensáveis:

  • Objetivos bem estabelecidos
  • Canais de comunicação
  • Carga horária adequada
  • Pessoas:
    Perfil devidamente selecionado
    Demandas calculadas
    Atividades bem definidas
    Treinamentos frequentes
  • Processos:
    Métricas
    Relatórios
    Plano de Ação com base em dados reais
  • Tecnologias (tendência que devem impactar cada dia mais as operações aumentando receita e reduzindo custos)
    Software adequado;
    Recurso Omnichannel (podem reter em média 89% dos clientes)
    ( Nuvem / autoatendimento / inteligência artificial / Redes Sociais / chatbot / Whatsapp / chat online, etc)
    Armazenamento de dados;
    CRM

Retomando sobre os riscos de não se estar preparado para mudanças, é bom ter em mente que, nesta nova economia, a tecnologia dá muito poder aos consumidores e deixa as empresas vulneráveis.
O ambiente digital é o caminho da central de relacionamento de negócios que pretendam permanecer sólidos, independente das mudanças.
Invista em sua estrutura não apenas para atender, mas para entender o seu cliente – a partir das ferramentas corretas, e do uso adequado de cada uma delas, proporcionar a ele a melhor experiência possível enquanto estiver interagindo com sua empresa. Esse é o valor agregado ao processo da negociação.

Você conhece a expressão “power to the people”? Li sobre isso no Livro “Mude ou Morra”, de Renato Mendes e Roni Bueno. Traduzindo, seria algo próximo a “poder para o povo”, ou talvez “empoderamento coletivo”.
Na verdade, este é um conceito, expresso em palavras, que tem acompanhado as revoluções ao longo da história, pelo menos desde a década de 60. Esse grito de ordem já foi, por exemplo, slogan para rebeliões contra a opressão, Apartheid, e protestos contra a burguesia como classe dominante nos EUA. Aliás, de um modo politicamente adaptado, este conceito aparece inclusive em nossa Constituição:

Todo o poder emana do povo… (CF/88, artigo 1º, parágrafo único).

E, independente de interpretações políticas e sociais, é fato: as mudanças, lentas ou frenéticas, começam no meio da população, no comportamento que o ser humano aprende, adquire ou modifica.
O que temos assistido acontecer relacionado à recente inovação tecnológica é também fruto desse “power to the people” – a mudança do perfil da população, numa dimensão de empoderamento social totalmente nova, com infinitas possibilidades digitais.
Por exemplo:

O que um cliente pode fazer a partir de um celular?

Pode gerar milhares de clientes e/ou como destruir a sua marca em segundos.
Não subestime essa hipótese, pois ela é real!

Para modernizar a sua Central de Relacionamento é preciso praticar a imersão no mundo digital ou sua empresa pode não existir daqui a não muito tempo.

O que fazer? ESTRUTURE-SE!


Faça um Diagnóstico Grátis para a Central da sua Empresa!

Andrea Ferrari

Está Gostando do conteúdo? Compartilhe.

Posts Recentes:

GATILHOS MENTAIS DE SUCESSO – Para Você não Perder Venda!

Você sabe o que são GATILHOS MENTAIS? Gatilhos mentais, de modo simples, são estímulos externos, que podem ser usado em diferentes formatos de comunicação – como, por exemplo os mais comuns: frases e imagens – para despertar emoções e ações nas pessoas. Esses gatilhos são usados em muitas áreas, conforme objetivos e propósitos específicos. Por

Leia mais »

COMO OBTER INSIGHTS SIGNIFICATIVOS DOS CLIENTES

Difícil imaginar que há algum tempo atrás fazer compras on-line era para poucos, e gerava desconforto e receio na maioria das pessoas. As tendências por interações virtuais de todos os tipos vinham sendo processadas e implementadas progressivamente na rotina das pessoas , mas, com o evento da pandemia mundial, o que parecia acontecer de forma

Leia mais »

Porque Contratar um Consultor Especialista em Central de Atendimento

O profissional especializado possui profundo conhecimento e experiência em gestão, processos, ferramentas, gestão de pessoas, bem como tendências do mercado, tecnologias/canais mais apropriados para cada tipo de cliente; roteiros e estratégias customizadas que podem gerar resultados mais assertivos, levando em conta as características do seu negócio.

Leia mais »

COMO E PORQUÊ IMPLEMENTAR UMA ESTRUTURA DE PRÉ-VENDA

Se você ainda não está familiarizado, ou ainda não decidiu utilizar a pré-venda como estratégia para alavancar seu negócio, eis aqui, logo de imediato, três principais motivações para você reestruturar sua área de vendas considerando a Pré-venda:Você terá muito mais ORGANIZAÇÃO, FUNCIONALIDADE e ASSERTIVIDADE

Leia mais »
Rolar para cima