Nosso Blog

Pré-Venda no B2B – Muito Além do Telemarketing

O modelo de vendas migrou em grande parte do físico para o virtual, mas os pilares para um processo de vendas de excelência seguem a velha cartilha:

  • Pesquisa de Mercado
  • Prospecção / Viabilizar Oportunidade de Negócio
  • Comunicação eficaz
  • Negociar / Superar objeções
  • Efetivar a venda

Os avanços tecnológicos  promoveram uma nova compreensão do modelo de vendas, de suas terminologias e conceitos, numa perspectiva digital dessa cartilha. Foi uma evolução construída em degraus – desde o surgimento de Call Centers, passando por implementação de conceitos como telemarketing, SAC, Inside Sale e CRM, até o auge da era digital em que vivemos.
Se considerarmos os formatos, podemos dizer que foi preciso quase reinventar o jeito de fazer vendas, devido às transformações, aos recursos inovadores – de omnichannel a metaverso, e às características do novo consumidor – que é, ao mesmo tempo, um potencial influenciador e um influenciado.

Estamos diante de novas portas com novos acessos, portanto, não serão abertas com as mesmas chaves.
O que mudou?
  • Os métodos e a abordagem na comunicação;
  • A capacitação do capital humano;
  • O foco do processo de venda;
  • A disponibilidade de informações;
  • O ambiente;
  • O comportamento de quem compra/cliente

Fica fácil perceber que precisamos autenticar a chave que abre o presente e o futuro dos negócios, e das relações comerciais.
Em se tratando de B2B, os últimos anos foram marcados por grandes desafios relacionados ao mercado em virtude das mudanças no comportamento do consumidor e a crise causada pela pandemia do COVID19.
É hora de alcançar eficiência e resultados expressivos, e, para isso, torna-se essencial compreender as demandas do momento e otimizar a estrutura de vendas.
Se você, como B2B,  está acomodado no telemarketing tradicional,  caracterizado por foco direto na venda do produto, abordagens mecânicas, e não personalizadas, creia: isso não vai te levar longe, de forma isolada.

O que fazer para manter a excelência da jornada do Cliente, e um bom resultado de vendas?
  • Mapear, estruturar, e criar um modelo de vendas;
  • Reconhecer e monitorar as mudanças de comportamento do cliente;
  • Aplicar as estratégias para gerar leads e fechar negócios;
  • Influenciar de modo eficiente a decisão de compra;
  • Identificar as “dores” dos clientes e apresentar soluções;
  • Estar atento ao mercado para perceber o que seguirá mudando e o que não vai mudar.
Como trabalhar a gestão de vendas para abrir novas portas e atingir resultados no formato digital?

Com uma operação desenhada para este propósito, e uma equipe envolvida e responsável por diferentes etapas das atividades comerciais, e pronta para tornar o processo de vendas um sucesso! Isso se chama estrutura de PRÉ-VENDA.

A Pré-venda é uma estrutura e uma estratégia no processo organizacional, indispensável para a efetividade do negócio.
Um modelo que compreende não apenas a efetivação da venda, mas todas as atividades que acontecem antes do fechamento,  com foco constante no cliente, numa cadeia de funções que se suportam, para que a venda aconteça com excelência para empresa e cliente.

ESTRUTURA DE PRÉ-VENDA

Algumas funções relevantes que contribuem para impulsionar, captar oportunidades e efetivar vendas com sucesso:
BDR
(Business Development Representative)
Especialista em prospecção de leads para expansão dos horizontes do negócio – “olhar de águia do mercado”
LDR
(Lead Development Representative)
Responsável por organizar as informações para prospecções internas ou externas
SDR
(Sales Development Representative)
Profissional que qualifica os leads para o time de vendas, minimizando riscos de contatos que estejam fora do perfil de cliente ideal

Cada uma dessas pessoas tem como objetivo o sucesso de vendas, mas elas se suportam e atuam com diferentes abordagens no relacionamento com o cliente. O SDR (um tipo de Representante de Desenvolvimento de Vendas) é quem deve estar mais diretamente em contato com o cliente, e que pode ser confundido com um telemarketing. Mas, dado o suporte e a bagagem de informação que recebe nessa cadeia organizacional,  somado ao foco e ao tom consultivo de sua abordagem, o engajamento e a taxa de conversão é extraordinariamente significativa e superior a qualquer outro modelo.

Esse é o resumo diferencial de uma equipe de PRÉ-VENDA para telemarketing.

Se você reconhece que precisa autenticar a chave que abre o futuro que bate à porta das relações comerciais, e não sabe por onde e como dar início no processo, acesse AQUI ,  e faça um diagnóstico grátis do seu negócio. Assim, nós entraremos em contato para conversar um pouco, esclarecer suas dúvidas, e pensar junto com você sobre como podemos ajudar.

Não perca tempo. ESTRUTURE-SE!

Só assim você estará sempre preparado para proporcionar aos seus clientes  um atendimento que supere suas expectativas e necessidades.

Está Gostando do conteúdo? Compartilhe.

Posts Recentes:

GATILHOS MENTAIS DE SUCESSO – Para Você não Perder Venda!

Você sabe o que são GATILHOS MENTAIS? Gatilhos mentais, de modo simples, são estímulos externos, que podem ser usado em diferentes formatos de comunicação – como, por exemplo os mais comuns: frases e imagens – para despertar emoções e ações nas pessoas. Esses gatilhos são usados em muitas áreas, conforme objetivos e propósitos específicos. Por

Leia mais »

COMO OBTER INSIGHTS SIGNIFICATIVOS DOS CLIENTES

Difícil imaginar que há algum tempo atrás fazer compras on-line era para poucos, e gerava desconforto e receio na maioria das pessoas. As tendências por interações virtuais de todos os tipos vinham sendo processadas e implementadas progressivamente na rotina das pessoas , mas, com o evento da pandemia mundial, o que parecia acontecer de forma

Leia mais »

Porque Contratar um Consultor Especialista em Central de Atendimento

O profissional especializado possui profundo conhecimento e experiência em gestão, processos, ferramentas, gestão de pessoas, bem como tendências do mercado, tecnologias/canais mais apropriados para cada tipo de cliente; roteiros e estratégias customizadas que podem gerar resultados mais assertivos, levando em conta as características do seu negócio.

Leia mais »

COMO E PORQUÊ IMPLEMENTAR UMA ESTRUTURA DE PRÉ-VENDA

Se você ainda não está familiarizado, ou ainda não decidiu utilizar a pré-venda como estratégia para alavancar seu negócio, eis aqui, logo de imediato, três principais motivações para você reestruturar sua área de vendas considerando a Pré-venda:Você terá muito mais ORGANIZAÇÃO, FUNCIONALIDADE e ASSERTIVIDADE

Leia mais »
Rolar para cima