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Metaverso & Negócios: Ficção ou Realidade?

É Metaverso pra cá, é Metaverso pra lá; e a gente assimila o termo, já sai usando, até sabe mais ou menos a que se refere, mas não necessariamente entende como tudo isso veio à tona, e quão perto está de mudar completamente nosso jeito de viver.

A etimologia (ou seja, o estudo da origem da palavra) é interessante para contextualizar o assunto.
Por exemplo,  o termo Metaverso  foi construído a partir da junção do prefixo grego meta (que significa além) + o sufixo de “universo”. O que nos leva, portanto, ao conceito de “além do universo”. Essa é, então, a ideia de Metaverso: um ambiente virtual que reproduz (de forma simultânea ou não) a realidade para além dela mesma, através de dispositivos digitais – Internet, Inteligência Artificial, da Internet das Coisas, e de outras tecnologias exponenciais.

Muito provavelmente você não precisaria dessa explicação, afinal, a indústria cinematográfia e dos games está aí há muito tempo proporcionando conhecimento e experiência sobre o tema pra todo mundo. Acontece que o assunto já foi ficção do tipo que assistíamos nas telas, em filmes como Matrix e Anon, ou experimentávamos nos parques da Disney e nas plataformas tipo Minecraft, agora não é só diversão, é vida real, e está incorporado na rotina de ambientes corporativos, escolas, nas relações comerciais, e em nossa intimidade.

Alguns recursos relacionados à inovação, já vêm sendo homeopaticamente inseridos na nossa rotina, como, por exemplo, Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Uma mais que a outra, levando-se em conta facilidade e custo de implantação. A Realidade Aumentada, talvez por sua menor complexidade, chegou antes, e já está assimilada por usuários em diversas áreas, haja visto o volume de componentes digitais interativos disponíveis nos recursos que utilizamos diariamente.
A Realidade Virtual requer maior investimento, pois depende de um dispositivo específico, capaz de bloquear a percepção do mundo real, e a Realidade Aumentada não tem essa intenção, depende apenas de um dispositivo com câmera e softwares apropriados para possibilitar a experiência de interatividade com a proposta.
Bom, uma vez que não é mais filme, ficção, e nem apenas diversão, é bom começarmos conversar sobre como e quanto essa inovação vai afetar nossas relações profissionais.

Como o METAVERSO afeta as Relações Comerciais

Basta olhar para o lado e perceber que inovações como Realidade Aumentada ou Virtual surgem como portais de um mundo de possibilidades para empresas e negócios. São soluções globais, customizáveis, que prometem agregar uma experiência mais empírica à jornada do cliente, e ultrapassar barreiras de mercado.

Tecnicamente, o Metaverso não é real, mas busca passar a sensação de realidade, e o faz por meio de uma estrutura real para isso.
O maior desafio, dependendo do setor, ou da área, é o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas qualificadas para integração com sistemas já utilizados, para que o investimento signifique otimização de recurso, expansão na atuação de mercado, e resultados. Uma coisa é fato: o Metaverso vai causar transformações radicais na forma como as pessoas interagem e consomem produtos.

Mas será que seu negócio está preparado para essas mudanças?

Quando uma inovação dessa proporção se torna realidade, isso não acontece da noite pro dia, ou num passe de mágica. Muitas outras ferramenta e recursos tecnológicos estão diretamente relacionados à sua aplicação e implementação; logo, se você  não pretende ficar estacionado no passado, é preciso não somente conhecer e saber sobre o que é e como funciona o Metaverso, mas também buscar conhecer a infraestrutura mínima possível para aplicá-lo,  por onde começar, e quais estratégias e soluções funcionam para o seu negócio. Você deve pensar em sua própria versão de Metaverso, com foco em seu público, segmento e produtos.

Um fator associado a isso que já é realidade é a expansão da internet 5G, que permite, por exemplo, acessar Metaversos complexos na nuvem,  através de streaming de desktops virtuais.  Com isso, qualquer pessoa com uma boa internet, sem acesso a equipamentos sofisticados, vai poder viver  experiências extremamente realistas com alto processamento e qualidade. Esse é um detalhe que já viabiliza parte do processo.

O ideal é avaliar, por exemplo, se a Realidade Aumentada faz sentido no seu negócio.  Mesmo que existam novas tecnologias necessárias para colocar no ar uma inovação do tamanho do Metaverso, existem decisões menores que poderão te ajudar a surfar nessa onda. Talvez parcerias e consultorias possam ser alternativas interessantes e mais viáveis, num primeiro momento.
Identificar oportunidade e procurar ajuda de quem entende do assunto é parte relevante do planejamento.

O Futuro do Metaverso no Comportamento do Consumidor

O uso de Realidade Aumentada, como já mencionado, está em curva crescente de implementação, e isso é mais uma etapa importante para o caminho do Metaverso.
Muitas empresas já usam há muito tempo a Realidade Aumentada para facilitar as jornadas de compra, com plataformas que acessam e criam objetos virtuais, e irão evoluir com facilidade para criação de espaços de interações constantes,  materializadas, com  possibilidade de se projetar para dentro da loja virtual inteira, interagindo inclusive uns com os outros. Isso vai possibilitar uma melhorar absurda no relacionamento das marcas com os clientes, com chance de entender muito mais sobre as decisões de compra dos consumidores, através de informações extraídas do  comportamento deles dentro do ambiente virtuais construído. Mais ou menos como se a empresa pudesse acompanhar individualmente cada cliente durante o tempo que ele está na loja.
Mesmo face a algumas incertezas, as estratégias de negócio consideram todas as possibilidade que acenam no mercado, de olhos fixos nas tendências,  e aprofundamento em pesquisas. É hora de seguir mapeamento comportamento, hora de trabalhar na migração de ambientes, desenvolvimento e customização de sistemas e ferramentas que viabilizem toda  uma infinidade de recursos – hologramas, avatares, e outros.

O objetivo é fazer com que as pessoas tenham suas atividades num ambiente digital imersivo, que tudo e todos que estiverem ali sejam vistos, e lembrados. Nessa realidade, marcas serão valorizadas pelo alto potencial de divulgação e facilidade de efetivação de negócios nesse ambiente.

Mercado Metaverso

Além do impacto natural relacionado às jornadas de compras dentro desse formato, alguns detalhes merecem ser considerados sobre o  futuro, tanto para clientes como para empresas:

  • Novas gerações de consumidores

    As gerações Z (nascidos entre 1995 e 2020)  e Alpha (nascidos a partir de 2010) já estão familiarizadas e se sentem muito mais à vontade interagindo em ambientes digitais virtuais, portanto, as relações comerciais para eles serão apenas uma extensão do que já fazem em outras áreas de rotina; assim sendo, serão muito mais atuantes e presentes como consumidores (muitos já até são).
    A longevidade é um outro fato que vai afetar expressivamente o perfil do consumidor. Com um número maior de consumidores 60+ ativos, e uma crescente migração desse grupo para o ambiente virtual, isso também pode representar uma novidade que merece atenção no cenário de consumo.

  • Omnichannel & Metaverso

    Quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio. A convergência de todos os canais, físicos e digitais, no relacionamento comercial será potencializada na convergência para o Metaverso. Ambas se utilizam dos dois mundos – o físico e o online, com foco estratégico na jornada de compra e melhor experiência possível do usuário, logo, as fortalezas serão somadas para promover resultados.

  • E-Commerce, a Revolução

    Com o metaverso, não nasce uma nova demanda, uma necessidade nova, o que nasce é a oportunidade de viabilizar a plenitude da experiência do consumidor em possíveis necessidades e demandas já existentes.
    Empresas  de e-commerce, que já aprenderam – e foram inclusive pioneiras em inovação comercial há algum tempo, não deixarão de aproveitar essa chance de colocar o consumidor dentro de uma experiência imersiva e sensitiva memorável ao realizar suas compras. Isso tende a revolucionar este mercado.

  • Privacidade

    Um fator muito importante, que não pode ser esquecido nesse processo, são as leis de proteção de dados, que inevitavelmente precisarão ser adaptadas para garantir camadas adicionais de segurança necessárias para que o cliente possa ter controle sobre seus dados pessoais.

E então? Já pensou como será o seu avatar neste novo mundo?
Nos últimos anos, a tecnologia transformou nosso modo de vida , e não existe fim da linha. Empresas (como instituição, e como grupo de pessoas) precisam estar sempre atualizadas, e isso não é mais difícil – tudo que você precisa (desde informação até estrutura e produtos) pode estar a um clique de distância.
Lembre-se: quão melhor estruturado você  estiver numa etapa de qualquer processo, mais facilmente migrará ou atualizará a etapa seguinte.

Aproveito para lembrar a expressão da Arte da Estratégia:

“pense grande, comece pequeno e aprenda rápido”

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