Como usar o WHATSAPP como uma PODEROSA ferramenta de VENDAS para QUALQUER TIPO DE NEGÓCIO?
Acredito que muita gente ainda tem dúvida desta ferramenta e como utilizá-la de forma eficiente nos seus negócios.
Você sabia que no mundo já são de 1 bilhão de usuários no whatsApp, ou seja, 1 em cada 7 na terra possuem o aplicativo e o Brasil está em segundo lugar de usuários no mundo!
Imagine que se você é empresário abrirá um canal direto entre você e o seu cliente apenas usando o WhatsApp Business. A forma mais eficiente de chamar a atenção do seu cliente ou prospect. As pessoas gostam de falar com pessoas e não com empresas. Precisa dar as pessoas o que elas querem. Alguém para resolver seus problemas.
Vender pelo WhatsApp não significa incomodar as pessoas e não precisa substituir os outros canais apenas acrescente o WhatsApp na sua estratégia a partir de agora.
Para que você comece hoje mesmo a realizar vendas no seu negócio vamos falar de 7 dicas para fazer vendas usando WhatsApp no seu negócios:
- Precisa primeiramente instalar o Whatsapp Business no seu celular:
O whatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android, que é gratuíto para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa e não apenas se comunicar com amigos. Alguns recursos são extremamente importantes que facilitam a sua comunicação com os seus clientes tais como:
- Perfil comercial: configurar os dados sobre a empresa, endereço de e-mail e website;
- Organizar as informações em Etiquetas: possibilidade de organizar os seus clientes/leads por etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente;
- Mensagens Automatizadas: definir mensagem de ausência quando não conseguir responder, assim eles serão informados quando receberão sua resposta. Bem como mensagem de saudação para apresentar a sua empresa e horário de atendimento
- Respostas Rápidas: você pode salvar as mensagens que envia com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.
- Estatísticas de fluxos de mensagens: acesso a métricas importantes como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lidas.
- Utilize a lista de transmissão:
Lista de transmissão são listas de destinatários pré-determinados para que você possa enviar transmissões personalizadas repetidamente sem precisar selecionar os contatos um por um cada vez que quiser enviar uma mensagem. Todos os contatos devem ser salvos na sua agenda e importante fazer a confirmação dupla para que sua mensagem não seja identificada como spam. Primeiramente, o cliente envia uma mensagem solicitada por você e num segundo momento ela receberá uma segunda mensagem confirmando. Ofereça conteúdo de valor. Lembre sempre de usar a regra 80/20, 80% conteúdo e 20% venda produto/serviço.
- Segmente a sua lista com etiquetas
No momento que as pessoas forem pedindo para ser cadastradas adicione na sua lista de contato já segmentando qual a lista que fará parte e com as etiquetas segmentando seu interesse.
- Crie a mensagem de boas vindas padrão no seu WhatsApp:
As mensagens de boas vindas padrão são importantes para que o cliente sinta-se bem vindo na sua empresa. Aproveite para colocar as regras de atendimento da sua empresa.
Em exemplo de saudação pode ser da seguinte forma:
Seja bem vindo (a) a Empresa XXXXX! Estamos ansiosos para atendê-lo (a). Nosso horário de atendimento aqui é xxxxx. Procuramos atender em até 24 horas, mas sempre tentaremos responder antes.
- Crie um link direto para o seu WhatsApp:
Passe para o seu cliente um link direto para ter acesso ao seu WhatsApp Business. Divulgue o link em suas redes sociais e também no seu site/Blog e landing pages.
Ao clicar no link seu cliente irá direto para o seu WhatsApp, sem necessidade de anotar seu contato.
Veja como é fácil criar o canal direto abaixo:
No link mostrado acima, no lugar que está o número você irá colocar o número da sua empresa e no final o nome da sua Empresa.
Para ficar ainda melhor, você pode utilizar encurtadores de link para ficar mais personalizado e amigável para o seu cliente. Eu utilizo o encurtador bit.ly. Exemplo: bit.ly/conectazap
- Utilize Banner de Divulgação com seu número nas midias sociais:
Divulgação é fundamental para o cliente visitar a sua Empresa. Utilize nas mídias com um Call to Action para a sua empresa. Esta imagem foi montada no aplicativo www.canva.com gratuíto.
- Use o Status do seu WhatsApp:
Importante divulgar seu negócio o máximo possível. Explore o status do seu WhatsApp Business enviando vídeos, fotos e links. Divulgue também seu canal de youtube ou artigos postados no Blog.
Muitos de vocês poder estar se perguntado qual a diferença entre o WhatsApp Pessoal e o exclusivo para negócios:
Usar o seu pessoal:
- Acaba com a sua privacidade;
- Confusão de contatos pessoais e profissionais;
- Não precisa comprar outro chip ou ter outro smartphone.
Usar um Exclusivo para seu negócio:
- Não perde a privacidade;
- Dar limite de horário no atendimento;
- Agenda organizada por interesse;
- Precisa ter um novo smartphone e um chip exclusivo.
Espero que estas dicas possam fazer a diferença no seus negócios. Faça parte da nossa lista de transmissão aqui e acompanhe o stories da Conecta Sales no Instagram @conectasales tudo sobre como fazer a gestão de canais da sua empresa.
Conecte-se e faça bons negócios.
Abraços,
Andrea Ferrari – Conecta Sales